

Idealização de poupança por metas no aplicativo de banco digital Nubank
Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação em User Experience Design
Em 2022, concluí minha pós-graduação com um trabalho focado na idealização de uma nova funcionalidade para o aplicativo do Nubank (banco digital). A proposta envolvia permitir que os usuários criassem poupanças com objetivos específicos, nas quais poderiam cadastrar o nome do objetivo, adicionar uma foto e definir o valor da meta. À medida que os usuários depositassem dinheiro nessas poupanças, o aplicativo exibiria a progressão alcançada.
Metodologia Design Thinking

A metodologia utilizada foi o Processo de Design Thinking, que consistiu em cinco etapas: empatia, definição, ideação, prototipação e testes. Na fase de empatia, foi realizada uma Matriz CSD e uma pesquisa qualitativa com usuários do Nubank. Na fase de definição, foram criadas personas e jornadas com base nos insights coletados. Na etapa de ideação, foi feito um benchmarking e desenvolvido o wireframe das telas. Em seguida, a prototipação foi realizada no Figma, culminando na fase de testes, onde o protótipo foi avaliado pelos mesmos usuários da pesquisa inicial.
1. Empatizar
Proto-persona
O primeiro passo foi a elaboração de uma proto-persona, criada a partir de suposições e dados da pesquisa anterior, para entender o público e como o produto poderia agregar valor. Sabrina Rosa, de 24 anos, estudante de fisioterapia e estagiária, foi escolhida como exemplo, destacando seus comportamentos, objetivos e necessidades. Identificamos que Sabrina faz muitas compras com cartão de crédito e tem dificuldades em manter uma reserva de dinheiro. As soluções propostas incluíram organizar suas metas em poupanças e concentrar seus ganhos e gastos em uma única conta digital para melhor gestão financeira.

Matriz CSD
O segundo passo na etapa de empatia foi a elaboração de uma Matriz CSD, organizando Certezas, Suposições e Dúvidas para orientar o projeto. As certezas baseadas em pesquisas anteriores incluem: brasileiros não têm educação financeira adequada, a maioria não guarda dinheiro, muitos estão endividados, objetivos claros facilitam a poupança, e a situação financeira impede a realização de sonhos. Suposições incluem: objetivos claros motivam a poupança, e jovens controlam melhor as finanças através de aplicativos. Dúvidas incluem: as pessoas poupam? Por quê? Quais são seus maiores sonhos? Como organizam suas finanças? Como é a jornada de quem poupa? O quadro da Matriz CSD foi elaborado no Figma Jam.

Pesquisa mista
Após definir as certezas, suposições e dúvidas, estruturei uma pesquisa mista, quantitativa e qualitativa, para responder às dúvidas levantadas na matriz CSD e entender o comportamento das pessoas em relação à educação financeira e poupança. Um questionário foi elaborado no Google Forms e enviado a pessoas de diversas idades e ocupações, obtendo 30 respostas. A primeira parte do questionário incluiu 5 perguntas, com as três primeiras coletando informações demográficas como idade, gênero e ocupação. As respostas textuais foram refinadas para melhor agrupamento.

Algumas observações relevantes sobre a pesquisa: entre as 7 pessoas que responderam que não poupam dinheiro, 5 já acumularam dívidas com compras parceladas e 5 também apontaram não saber sobre educação financeira. A idade das pessoas que não poupam varia: 2 tem entre 20-29, 2 tem entre 30-39 e 3 têm entre 40-49 anos, 5 são do sexo feminino e 2 masculinos. Também é importante destacar que foi questionado sobre qual conta bancária e/ou carteira digital utiliza. A mais citada foi a conta bancária digital NuBank, mencionada por 13 pessoas.

2. Definir
Na etapa de Empatizar do processo de design thinking, conheci o público e suas dores. Em seguida, na etapa de Definir, elaborei uma persona principal e uma secundária, considerando dois tipos de usuários identificados na pesquisa: aqueles que não poupam e precisam de motivação e organização, e os que já poupam e buscariam organizar suas metas.
Persona principal

Persona secundária

Benchmarking - estudo do mercado

Após a análise individual dos aplicativos, como Banco do Brasil, Oinc e Banco Bari, foram identificadas diferentes abordagens para serviços de poupança por metas. Enquanto o Banco do Brasil oferece a funcionalidade "Poupança dos Sonhos" com um design conservador, o Oinc se destaca com um visual vibrante e uma calculadora de projeção de rendimento. Já o Banco Bari apresenta a "Conta Objetivo" com uma interface semelhante ao Oinc, priorizando representações visuais do progresso da meta.
Após o estudo de Benchmarking, foi elaborado um briefing para sintetizar as ideias e guiar a execução do projeto.

3. Idear
Para iniciar o processo de concepção, foi elaborado um fluxo junto com ideias de conteúdo para as telas do aplicativo. Inspirado na tela inicial do aplicativo NuBank, propôs-se a inclusão de um acesso direto ao detalhamento do saldo, tanto na conta corrente quanto nos investimentos em poupança regular e em poupanças por metas.
Além disso, sugeriu-se a criação de um banner promocional incentivando os usuários a explorarem a funcionalidade de poupança por metas. Uma vez que uma meta estivesse configurada, o banner exibiria o progresso alcançado. Na tela dedicada à poupança, seria possível visualizar o progresso das metas existentes e cadastrar novas metas.
A tela de visualização da meta incluiria detalhes como o progresso em percentagem, opções para editar ou excluir a meta, informações sobre a progressão, além de permitir a retirada ou transferência de fundos para outra meta. Durante o cadastro de uma nova meta, o usuário seria solicitado a escolher um ícone ou imagem representativa, especificar o tipo de meta, o valor desejado e o prazo para sua realização.

4. Prototipar

Design das telas
Após a elaboração do esboço do fluxo em baixa fidelidade, dei continuidade ao processo criando os primeiros wireframes. Inspirando-me nas cores predominantes e na tipografia do aplicativo, desenvolvi inicialmente um banner para a tela inicial. Em seguida, criei o fluxo de cadastro das metas, onde o usuário nomeia a meta, seleciona uma categoria, define o valor e, se desejar, adiciona uma imagem. Após a criação da meta, o usuário pode começar a economizar. Essa funcionalidade pode ser acessada a partir da tela de saldo ou da tela inicial do aplicativo, permitindo depósitos e retiradas.

Fluxo
Foi estabelecido o fluxo de cadastro das metas, seguindo uma sequência formalizada. Inicialmente, o usuário é direcionado a nomear a meta, selecionar uma categoria, indicar o valor alvo e, se preferir, incluir uma imagem representativa. Após a criação da meta, o usuário tem a opção de iniciar o processo de acumulação de recursos. Uma vez estabelecida a meta, o acesso pode ser realizado tanto pela tela de saldo quanto pela tela inicial do aplicativo. Adicionalmente, o usuário tem a capacidade de efetuar depósitos e retiradas de fundos.
5. Testar
Após a elaboração do protótipo no Figma, conduziu-se um teste de usabilidade com cinco usuários habituais do aplicativo NuBank. A tarefa consistia em criar uma meta e depositar dinheiro nessa poupança específica. O teste foi realizado de forma não moderada e remota, onde os participantes receberam o link do protótipo juntamente com as instruções para executar as tarefas em seus próprios dispositivos.
Após a conclusão do teste, solicitou-se aos participantes que fornecessem feedbacks, indicando o tempo necessário para realizar as atividades e quaisquer comentários relevantes sobre a aplicação. Em média, os participantes levaram trinta segundos para concluir cada tarefa, e a maioria dos comentários foi positiva.
Abaixo, estão transcritos os depoimentos e percepções dos usuários em relação à experiência:
- "Apreciei o visual."
- "Seria útil receber um lembrete ao final de cada pagamento no aplicativo para incentivar a economia para a meta."
- "Gostei da possibilidade de personalizar minha meta."
- "Achei útil ter meu progresso exibido na página inicial e na tela de saldo, locais que consulto frequentemente."
Os feedbacks sobre a usabilidade foram majoritariamente positivos, destacando a facilidade de uso do fluxo. Os participantes elogiaram o visual da aplicação e valorizaram a capacidade de personalização das metas.
Considerações finais
Com base na pesquisa realizada, análise teórica e resultados dos questionários e testes, fica evidente a necessidade de investimento em educação financeira pessoal para a população. Tanto iniciativas governamentais quanto aplicativos, como o desenvolvido neste estudo, podem ser eficazes para melhorar a situação financeira, especialmente quando utilizam o sistema de metas para incentivar os usuários.
Conclui-se que a nova funcionalidade de poupança com metas pode ajudar os usuários a gerenciar melhor suas finanças, economizando não apenas para compras específicas, mas também para emergências, reduzindo a dependência de parcelamentos e créditos.
A implementação dessa funcionalidade no banco digital mais utilizado no Brasil pode beneficiar diversos tipos de público, oferecendo controle financeiro e incentivo através da visualização do progresso das metas.
Meu trabalho de conclusão da pós graduação foi avaliado com nota máxima pela banca.
