

Shop Tour
A Shop Tour é um aplicativo que se destaca por sua abordagem inovadora: uma rede social de compras baseada em vÃdeos curtos. Nele, os vendedores podem anunciar seus produtos por meio de vÃdeos, proporcionando aos usuários uma experiência envolvente de compra.
A plataforma surgiu da tendência dos aplicativos de vÃdeos curtos e da necessidade das pessoas de venderem itens usados, além de oferecer à s lojas uma nova forma de alcançar o público.

Papel desempenhado
Product Designer
Skills
Figma, Figmajam, Prototipação
PerÃodo
jul 2023 - fev 2024
Do wireframe a versão final
Nesse projeto, atuei em parceria com outra designer, na qual nos empenhamos na concepção de fluxos do aplicativos utilizando inicialmente wireframes de baixa fidelidade, acompanhados de extensivas pesquisas de benchmarking.
Posteriormente, procedemos à validação junto aos stakeholders e, em seguida, à elaboração das versões de média e alta fidelidade.

Benchmarking
A pesquisa de benchmarking incluiu uma análise dos principais aplicativos de venda do momento, como Shein, Mercado Livre e Shopee. Além disso, como o aplicativo também se trata de uma rede social, buscamos referência no TikTok e Instagram.


Wireframes
Após pesquisas de mercado e alinhamento das necessidades com stakeholders, desenvolvemos wireframes de baixa fidelidade, que posteriormente seriam validados pelos donos do projeto para garantir que o design estivesse seguindo o caminho desejado.
Design Sytem
Para otimizar o desenvolvimento, dado o curto prazo para a entrega do MVP, optamos por utilizar o Material Design, o design system da Google. Esse sistema é popular e facilita o desenvolvimento, pois já possui componentes padrão. Adaptamos as cores dos componentes e criamos novos conforme a necessidade do design das telas do aplicativo.

Interface das telas
Com os objetivos do produto alinhados, iniciamos o desenvolvimento do design das telas do aplicativo, abrangendo os fluxos de cadastro, login, home, compra de produtos, perfil do usuário e perfil da loja. Esses designs foram então entregues aos desenvolvedores para a implementação do aplicativo.


Conclusão
Em projetos com prazos curtos, é necessário adaptar alguns processos do design de interface, inclusive pulando a fase de descoberta, definição e deixando de lado pesquisas e testes de usabilidade. No entanto, o MVP do produto foi entregue conforme as expectativas dos stakeholders, graças à s reuniões de alinhamento realizadas no inÃcio do design das telas.